Peixe Espada de Aquário

28-01-2014 17:42

Um dos peixes mais conhecidos em criação para aquário é o peixe espada. E este peixe costuma levar este nome devido ao fato de que o macho normalmente conta com uma nadadeira em sua cauda em formato de espada, e é através dela que ele possui a grande diferença das fêmeas, além disto a fêmea desta espécie costuma ser um pouco maior e ter a sua cor um pouco menos brilhante.

Os peixes espada para aquários são exemplares bastante sensíveis para criação em baixas temperatura se para doenças por este motivo é muito importante que se mantenha os aquários bem iluminados e que tenham uma temperatura média equivalente a 22 e 26 graus. É importante também se manter a água com um pH que possua 7,2 a no máximo 7,4 de acidez, e a água deverá ser levemente dura para uma criação correta.

Características da espécie

Os peixes espada para aquários são muito conhecidos por contar com belos saltos e por este motivo é importante que seus criadores tenham muita atenção e deixem o aquário bem fechado evitando assim que os peixes possam pular para fora dele. Dependendo do tamanho dos aquários utilizados, uma boa dica é não utilizar mais de um macho pois eles se estranham e podem brigar. Apesar disto normalmente são bastante pacíficos entre eles mesmos podendo porém atacar peixes de movimentos mais lentos.

A reprodução deste peixe é muito simples, basta apenas que a fêmea guarde os espermatozoides do macho por cerca de quatro partos.

Estes peixes costumam nascer nadando e por este motivo é bastante importante saber separar a fêmea de outros peixes ornamentais antes que aconteça o seu parto evitando assim que todos os peixes, inclusive a sua mãe possa acabar se alimentando dos filhotes.

Outra particularidade interessante é que é bem fácil se saber se a fêmea está grávida, pois ela costuma apresentar uma mancha mais escura na base de seu oviduto, o que é um sinal de que ela deverá estar prenha.

Apesar disto é importante se ter alguns cuidados para que o seu peixe possa ter uma vida mais longa.

aquario para peixe espada