Peixe Dourado

28-01-2014 17:37

Muitas pessoas acham que os peixes dourados são excelentes animais de estimação para quem não quer investir muito em cuidados e não tem interesse em possuir um animal de estimação por um longo período de tempo. Tanto o tempo de vida do seu peixinho dourado quanto o nível de afeto formado entre os dois dependem do quanto de cuidados você dá a ele e se você conhece ou não as maneiras adequadas de como cuidar do peixinho. Os dourados não necessariamente vivem pouco. Na verdade, se ele tiver os cuidados corretos, o seu peixinho poderia viver por uma década ou mesmo muito mais tempo (um peixinho dourado foi relatado ter vivido por 43 anos!). Saiba como cuidar do dourado para garantir que o seu peixinho desfrute de uma vida longa e feliz.

 

 


Estas informações deverão começar uma linda amizade entre você e o seu peixinho! Os dourados desafiam a nossa lamentável descaracterização de peixes, de animais de estimação sem amor, sem recompensa. Eles reconhecem você e a sua atenção e carinho. Trate-os bem, e lhes dê assistência adequada, e você pode desfrutar de sua beleza e amigável companhia por anos!

 
 
  • O reservatório. Nada de tigelinhas para o peixe! Mesmo que você mantenha apenas um peixinho, um grande tanque é vital em seus esforços para proporcionar uma alta qualidade de vida. Muitas pessoas simplesmente comprar uma tigela pequena, mas enquanto isso pode parecer uma casa agradável esteticamente da nossa perspectiva, é muito ruim para manter o peixe saudável. Não só ele pode facilmente ultrapassar o tamanho do aquário, mas eles também exigem oxigênio entrando na água pela superfície. Portanto, uma grande área de superfície é essencial para a felicidade e a saúde do seu peixinho. Uma tigela que se afina perto do topo não irá fornecer a mesma oxigenação que um tanque com uma grande superfície. Além disso, você vai ter que trocar a água na sua tigela todo dia, a fim de proporcionar-lhe uma vida saudável e um ambiente hospitaleiro.
  • Tamanho Os dourados começam pequenos, mas crescem e ficam muito grandes – chegam a até 30 cm de comprimento - se você cuidar bem deles. Muitas vezes os donos de peixe de primeira viagem compram um pequeno tanque ou bacia para a casa de seu peixe dourado, só para descobrir que eles precisam continuar comprando tanques maiores para substituir os anteriores sempre. É muito mais econômico para você comprar um tanque grande o suficiente no início. A regra geral é ter um tanque de 75 a 115 litros para o seu peixe de estimação, e adicionar pelo menos 35 litros a esse volume para cada peixinho adicional que você possa acrescentar. Eles ficam grandes, excretam bastante e precisam de espaço para nadar, a fim de serem felizes!
  • A importância de um exaustor. Os dourados são conhecidos por saltar de tanques descobertos. Comprar uma capa para o seu tanque é uma maneira fácil de evitar esta calamidade, além de fornecer uma plataforma para a iluminação.
  • Luz. Opte por lâmpadas fluorescentes em vez das variedade incandescentes. Você vai economizar em eletricidade e a sua luz fará menos calor. Mantenha a iluminação ligada por cerca de 10 horas por dia.
  • Chão de cascalho. Cascalho é a melhor escolha para o piso do seu tanque por várias razões. Primeiro de tudo, isso não afetará o pH da água, como outras substâncias como o coral afetam (mais sobre o pH abaixo). Em segundo lugar, o cascalho proporciona uma excelente superfície em que as boas bactérias podem crescer - bactérias que trabalham para quebrar os elementos nocivos dos resíduos produzidos no seu tanque.
  • Água. Contanto que você verifique com a loja de animais de estimação para ter certeza de que a água da torneira é segura para usar em um aquário, você pode colocar água da torneira durante toda a vida do seu peixinho. A água da torneira geralmente tem pH neutro (em uma escala de 0 a 14, geralmente é 7 ou ligeiramente superior). Peixes dourado prosperam em níveis de pH neutro (mais especificamente, pH 7,2 a 7,6). Os dourados são peixes relativamente fortes em comparação a outros tipos, então eles podem sobreviver em água cujo pH é inferior ao ideal, mas já que o pH ideal é tão simples de conseguir, você não deve se preocupar com isso. Nos primeiros meses de um aquário, antes da ecologia dentro de seu tanque tiver sido colocada, você deve verificar com freqüência o pH da água usando um kit de teste, garantindo que o pH não sobe nem cai substancialmente. Se o pH da sua água tiver alterações indesejáveis (muitas vezes o pH da água vai ficar gradualmente mais ácido), você pode comprar sais em uma loja de animais de estimação para combater o problema.
  • Adicionando e trocando a água. Deixe a torneira a correr por aproximadamente um minuto antes de colocar a água em um recipiente. Deixe a água da torneira descansar por um dia inteiro antes de adicioná-la a um tanque de aquário; este período transitório ajuda a remover o cloro da água, e também garante que ela atinge a mesma temperatura da água do tanque. A amônia e outros produtos residuais crescem bastante rápido dentro de um aquário, então você precisa ter certeza de que você tem filtros de aquário para uma manutenção geral do aquário.
    Seu sistema de filtração deve ajudar a manter a qualidade da água muito boa para a maior parte, mas você também deve realizar uma troca parcial da água a cada semana ou duas. Para fazer isso, use um sifão e tente sugar os resíduos e materiais pegajosos recolhidos no cascalho (sem realmente tirar o cascalho para fora do tanque). No processo, tente sugar até cerca de um quarto da água, e então substitua-a com a água da torneira preparada como descrito na etapa anterior.
  • Filtro. Dourados produzem uma grande quantidade de resíduos, e resíduos (junto com os alimentos não consumidos e plantas em decomposição), levam ao acúmulo de níveis de amônia dentro do seu tanque. A amônia é tóxica para o peixe e deve ser mantida no nível mais baixo possível. Para fazer isso, é preciso incentivar o desenvolvimento de boas bactérias no seu tanque e investir em um sistema de filtração suficiente. Se você usar o melhor sistema de filtragem, você estará fazendo os dois ao mesmo tempo. Os filtros também devem ser mantidos e elementos filtrantes substituídos regularmente para fornecer um gerenciamento de resíduos contínuo em seu tanque, por isso não deixe de seguir as instruções de manutenção. Tente substituir elementos filtrantes de forma faseada, ao invés de tudo de uma só vez, para deixar as transições o mais suave possível para o seu peixinho no aquário. Os filtros devem ser trocados uma vez por mês. Use o mesmo kit de teste mencionado anteriormente para verificar a amônia e nitrito no seu aquário.
  • Então  que tipo de filtro é ideal para o seu tanque? Existem três tipos de filtros em geral: mecânico, químico e biológico. E para complicar as coisas, você também tem a opção de filtros internos ou externos.
    • Filtragem biológica. Qualquer lugar onde boas bactérias crescem pode se tornar um filtro biológico em seu tanque. O que se entende por boas bactérias? Especificamente, Nitrosomonas e Nitrobacter. Nitrosomonas transformam a amônia tóxica em nitrito, que é um pouco menos tóxico. Se o processo terminasse aqui, a filtração biológica seria de pouca ajuda, mas felizmente temos o nitrobacter para converter o nitrito em nitrato não tóxico.
    • Filtros químicos (como o carvão ativado) são colocados dentro de sistemas de filtração para remover a amônia e outras toxinas da água.
    • Os filtros mecânicos são filtros de sucção poderosos que removem fisicamente os resíduos, o excesso de alimentos e outros materiais que fazem as toxinas se desenvolverem. Filtros mecânicos cuidam essencialmente do cocô prodigioso que esses pequenos peixinhos são capazes de excretar.
      Para um tanque pequeno (75 litros) e só um peixinho, você poderia usar um filtro de fundo que promove a filtração biológica através de seu cascalho. O sistema do filtro de fundo aumenta a oxigenação através de seu leito de cascalho, permitindo que as boas bactérias dali floresçam. O único problema com filtros biológicos é que, enquanto as bactérias benéficas prosperam, os resíduos simplesmente se juntam na parte inferior de seu tanque, virando lodo.
      Por causa do acúmulo de matéria de resíduos e à relativa dificuldade de criar um filtro de fundo, eu recomendo usar um filtro externo, para tanques menores. É relativamente pequeno, fica pendurado do lado de fora do seu tanque, funciona silenciosamente e pode atingir os três métodos de filtração - químico, biológico e mecânico - em um pacote compacto.
      Quanto maior o seu tanque e quanto maior o número de peixes, mais poderoso o seu filtro externo deve ser. Os filtros tipo canister, um primo mais poderoso do externo, também contêm todos os três tipos de filtro acima mencionados e vai funcionar perfeitamente para os aquários de peixes maiores com um ou vários peixinhos.
  • Alimentação dos peixes. Você pode estar se perguntando, "O que o peixe dourado come?" É natural a dieta de um peixinho dourado incluir carnes e vegetais. Como uma nova dona de um dourado, é melhor ficar com os alimentos embalados, ao invés de tentar criar uma dieta para eles a partir do zero. Alimente o seu peixinho pequenas quantidades várias vezes ao dia. Se eles não conseguirem comer a grande maioria da comida dentro de 5 minutos, então a refeição era muito grande.
    Fale com a loja de animais sobre pequenos suplementos para dar ocasionalmente ao seu peixinho. Estes suplementos podem incluir pequenos vermes, ervilhas, um pouco de alface ou larvas de insetos. Lembre-se apenas de fornecer uma pequena quantidade desses alimentos como guloseimas em ocasiões especiais. Concentre-se principalmente nos alimentos que vêm em um pacote. Lembre-se de não alimentar excessivamente um peixinho, já que os restos de comida no fundo do tanque se tornam um produtor de amônia tóxica.
    Os dourados que comem comida seca às vezes desenvolvem dores digestivas; você deve considerar a maceração dos alimentos secos antes de dar ao seu peixinho, especialmente se você observar o seu peixinho comer vorazmente fora da superfície e se tornar menos ativo ou ágil na água.
  • Difusor? Difusores são uma maneira barata de fazer seu aquário parecer mais interessante, e é verdade que muitos peixes gostam de nadar nas bolhas que eles fazem. Mas, para além da nossa mútua diversão, os difusores também ajudam a aumentar as correntes de água que fluem para a superfície, o que promove a oxigenação da água e ajuda a eliminar elementos indesejáveis. Eu recomendo que você compre um para o seu aquário!
  • Decorações? Seu peixinho não vai ter tanto prazer com a estética como você, mas vai certamente apreciar lugares para se esconder. Todos os peixes apreciam a capacidade de se esconder atrás algo de vez em quando, seja uma pedra de castelo, ou planta. Certifique-se que as decorações que você coloca não têm saliências irregulares que possam prejudicar o seu lindo peixinho.
  • Uma palavra sobre as plantas. Plantas vivas são uma opção atraente para os aquaristas, pois elas não só fornecem abrigo natural para o peixe, mas também desempenham um papel na diminuição dos níveis de nitrogênio na água (menos nitrogênio significa um menos amônia). Mas eles só funcionam positivamente quando estão saudáveis e florescendo; uma planta aquática insalubre, minguante, realmente contribui para a toxicidade da água em seu aquário. Quando você colocar plantas, considere as condições em que estas plantas prosperam na vida selvagem. Elas estão nas mesmas condições em que o seu peixe cresce? Se não, então não coloque-as no seu tanque, porque elas vão morrer. Lembre-se, também, que os dourados são notoriamente vorazes quando se trata de plantas vivas; você pode achar que todas as plantas que você adicionar a um tanque serão devoradas em pouco tempo.
  • Os dourados se dão bem com outros peixes? Os dourados geralmente se dão muito bem com os outros dourados fazendo-os companhia, desde que o tanque seja devidamente grande. Um peixe também pode ficar bem sozinhos, mas podem nadar mais ao redor do tanque quando há outros peixes presentes, um sinal natural de que sua vida é mais estimulante. Se você colocar mais peixes no seu aquário, eles devem ser dourados; peixes tropicais de água doce geralmente exigem diferentes temperaturas e pH da água para viverem. Além do mais, alguns dourados são bastante introvertidos, enquanto outros levam uma vida mais ativa. Leia sobre as tendências sociais de diferentes raças de dourado antes de adicionar peixes ao seu aquário. E, finalmente, nunca adicione outro peixinho não ser que haja espaço suficiente. Não é apenas o seu conforto em jogo, mas muitos peixes ambientes muito pequenos tornam-se um sério